quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Diálogo Petista - PE







Foi realizada, no dia 27 de novembro no Recife, no auditório do Sintrajuf, com a presença de militantes e dirigentes do PT, a Plenária Estadual de Diálogo Petista, que abriu o processo de preparação em PE do Encontro Nacional de Diálogo Petista, convocado para 2 de abril de 2011, na Câmara Municipal de São Paulo.
Edmilson Menezes (Corrente O Trabalho) abriu a Plenária fazendo referência à CMA (Conferência Mundial Aberta) Contra a Guerra e a Exploração, que começava naquele dia na cidade de Argel (Argélia) e apresentando a iniciativa da Carta a Dilma Pela Retirada das Tropas Brasileiras do Haiti, que foi assinada pelos presentes.

Mesa plenária: da esquerda pra direita, Vinícius Carvalho, Edmilson Menezes e Ronaldo Santos



Ronaldo Santos (Executiva Municipal do PT-Lagoa de Itaenga) relatou a experiência desastrosa da aliança do PT com o PSDB (feita em 2008, com o respaldo da Executiva Estadual do PT-PE) e da situação inaceitável vivida até hoje (cinco meses depois da ruptura da aliança!) pelo partido, quando ainda tem dirigente do partido que continua se recusando a entregar o cargo que o PT tinha governo do PSDB. Ao final, de sua narrativa, concluiu afirmando que “este tipo de aliança, que joga na própria destruição do PT, tem hoje, seu exemplo maior, no acordo de aliança nacional celebrado pelo PT com o PMDB, nas eleições deste ano”.
Vinícius Carvalho (Executiva Estadual do PT-PE) iniciou sua fala dizendo “O fato de estarmos aqui é uma prova de que a militância existe e resiste”. E, continuando, afirmou: O central, para nós petistas, é percebermos que no momento político atual a crise do capitalismo persiste e sua política é de fazer os trabalhadores pagar a conta. Foi assim, recentemente, na Grécia e na Irlanda e, de outras formas, nas constantes tentativas de provocar guerras contra países que aplicam políticas antiimperialistas. Por isso, é importante a resistência da militância em espaços como este, para debater e definir ações para o PT”.
Outra questão abordada nas intervenções foi a situação do PT-PE que se encontra absolutamente refém do governo de Eduardo Campos, como ficou patente no Encontro Eleitoral do PT-PE, no qual uma Moção criticando o governo de Pernambuco pelo tratamento dispensado aos professores, depois de aprovada por unanimidade pelos delegados, foi revogada por imposição de Eduardo Campos!.
Ao final das discussões em plenário, duas propostas de iniciativas práticas foram encaminhadas pela mesa e adotadas, por consenso:
- Campanha Nacional “Não à Privatização dos Correios!”: Anistia e Readmissão de todos os demitidos dos correios das eras Sarney, Collor e FHC; Contra a transformação dos correios em S.A; Manutenção pelos Correios do Monopólio Postal no Brasil.
- Apoiar a Carta do PT ao Diretório Estadual pedindo providências sobre a situação do PT de Lagoa de Itaenga. Este Relatório de responsabilidade dos membros da mesa da Plenária será enviado aos aderentes da Convocatória do 3º Encontro Nacional do Diálogo Petista para conhecimento das discussões e iniciativas adotadas. A próxima reunião preparatória do Encontro Nacional de Diálogo Petista será realizada no início do próximo ano, em data a ser ainda marcada.


Recife, dezembro de 2010
Edmilson Menezes, Vinícius Carvalho, Ronaldo Santos