domingo, 5 de dezembro de 2010

José e Pilar

Hoje assisti com minha mulher, Natália Kozmhinsky, o documentário "José e Pilar" de Miguel Gonçalves Mendes, que conta a história do casal José Saramago e Pilar Del Rio. Mostra a rotina deles durante o período da produção do livro "A Viagem do Elefante", termina quando surge a ideia do Escritor de falar sobre Caim. Mostra os bastidores da intensa carreira de Saramago, da Fundação José Saramago, presidida por ela, e o forte amor que sentem um pelo outro.

De Saramago, que lançou o primeiro livro aos 63 anos, estou lendo Caim e tinha lido Ensaio Sobre a Cegueira, já era suficiente pra admirá-lo bastante. Agora que conheci o homem, meu encantamento foi multiplicado pela força da sua energia, o modo simples como enxerga as coisas e suas ideias sobre a existência e a política. Pilar, conheci hoje, vou acompanhá-la de perto, uma pessoa que ainda vai contribuir muito para a evolução da humanidade na sua defesa intransigente pelos direitos humanos. Engraçado que hoje havia comentado que achava desnecessário chamar Dilma de "presidenta" e a partir de Pilar com seu argumento, "É presidenta, pois uma mulher nunca teve esse cargo", incorporo definitivamente a palavra ao meu vocabulário.
Uma belíssima história de amor, de idealismo político, de fé na vida e pela luta dos direitos humanos.
Sai da sala do cinema me sentindo mais humano, mais convicto politicamente, mais apaixonado, com os sonhos renovados e doido pra consumir tudo da literatura desse grande camarada.

Saramago, vive.